Munique: por dentro do Englischer Garten

Um dos parques mais lindos que já visitei, o Englischer Garten é público e fica localizado entre o centro e o norte de Munique, na Alemanha. Ele foi criado em 1789 e recebe milhões de visitantes por ano, tanto alemães quanto turistas. Fomos no verão e logo ao entrar pelo Northern Schönfeldwiese, uma propriedade que fica a oeste do Englischer Garten, havia pessoas fazendo nudismo, pois no campo aberto é permitido o topless, prática comum durante o verão em alguns lugares da Europa. Sempre é bom fazer o programa com tempo, seja no verão ou no inverno, pois o parque é enorme.

IMG_9046

Englischer Garten

A parte sul do parque (mais próxima do centro de Munique) é onde estão as principais atrações e o maior movimento do público. Desta maneira, vale a pena iniciar sua visita pelo lado sul e ir caminhando e conhecendo tudo.

IMG_9053

O Englischer Garten é maior do que o Central Park em Nova York, portanto se você quiser conhecer o parque todo é preciso ficar boa parte do dia no local. Desta maneira, recomendamos ficar mais na porção sul que é onde estão as principais atrações.

Ao chegarmos ao parque, a primeira atração que vimos foi o Eisbach.

IMG_9050

O Eisbach (riacho de gelo – localização 12 no mapa abaixo) é um rio artificial de 2km que corre pela parte do sul do Englischer Garten e desemboca no rio Isar. Não é permitido nadar neste rio, Mas a grande atração é uma onde artificial que foi criada para os surfistas curitirem uma onda na cidade sem praia. Os surfistas levam o esporte no rio onde a temperatura pode chegar abaixo de zero).

Uma das grandes atrações do parque é a Chinesischer Turm (Torre Chinesa – localização 24 no mapa), uma torre de madeira de 25 metros que é um ponto de referência do Englischer Garten.

IMG_9058

Chinesischer Turm

Durante o verão o local é palco de um dos maiores e mais animados Biergarten da cidade, mas também tem atração para quem visita o local em dezembro já que ele também abriga um dos Mercados de Natal de Munique.

Para chegar ao parque do lado sul você pode pegar algum tram (bonde elétrico) da linha 18 e descer na estação Nationalmuseum/Haus d.Kunst ou usar o metro da U-bahn das linhas U3 ou U6 e descer na estação Odeonsplatz (próximo ao Hofgarten – veja mapa abaixo) ou ainda as linhas U4 ou U5 e descer na estação Lehel. É possível ir caminhando a partir do centro de Munique e a distância desde a Marienplatz é de aproximadamente 10 minutos.

Mapa do parque

Mapa do parque

Se quiser explorar bem o parque, reserve um dia para andar por todos os locais e provavelmente você ainda irá conhecer apenas uma parte deste parque público de Munique.